sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

O DIÁLOGO (OU: O PESSIMISMO É PROLIXO)


-Só vejo trevas... Por onde caminho, a escuridão me persegue... O céu muda de cor a cada passo meu... As nuvens brancas vão se tornando cinzas... As cinzas vão ficando pretas... As pretas derramam uma interminável tempestade sobre minha cabeça... Vivo ensopado de tristeza e solidão... Alguns me dizem para buscar forças na infância... E o que encontro é um menino cabisbaixo, que não quer brincar, que não tem amigos – nem imaginários... Aí, fico mais triste... Outros me aconselham a tentar enxergar um futuro melhor... Então, imagino um velho carrancudo e ranheta, a discutir e praguejar o tempo todo... Aí, fico mais triste ainda... Já me indicaram psicólogos, psiquiatras, terapias, religiões... Tentei tudo... Só encontrei gente amarga, que não se preocupa com os outros, que não tiram os olhos do próprio umbigo... Só queriam me criticar e depreciar... Não tinha uma palavra amiga, um gesto positivo, um abraço reconfortante... Bem, algumas até queriam se aproximar... Mas, com que interesse? Muito provavelmente estavam tentando se aproveitar da minha bondade... Ou só pensavam em sexo... Se queriam tocar em mim... Já sabe... Puro interesse físico, sem alma, sem amor... Por isso fujo das pessoas... São todas rancorosas e insensatas... Não têm a mínima abnegação... Só pensam em si próprias... Vivem egoisticamente... Nunca recebi um olhar benevolente... Se bem que... Bem, eu só olho pra baixo... Sabe, eu queria uma vida melhor para mim... Nem consigo comer, pensando nas pessoas que passam fome... Nem consigo dormir, pensando que a qualquer momento pode estourar a terceira guerra mundial... Acho que é isso... Eu sou muito bom... Só penso nos outros... E acabo me abandonando... Preciso viver mais pra mim... Quem sabe, assim, eu encontre um pouco de...
-A luz! Há luz! À luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário